sábado, 25 de abril de 2009

Saúde Pública



A ministra Dilma Rousseff, foi tratar de sua saúde. Assim como o vice-presidente José Alencar, meses atrás. Interessante que ambos procuraram o mesmo hospital. O famoso Sirio-Libanês em São Paulo. Até aí tudo bem, afinal quem tem condição tem mais é que procurar médicos e hospitais particulares. O direito de cuidar da saúde pertence a cada indivíduo. Este direito natural jamais deve ser passado ao Estado. O indivíduo pode até delegar ao Estado algumas funções, mas nunca o direito em si, pois este é inalienável.

Só que como são pessoas públicas, ministra e vice presidente da república, penso que deveriam ser os primeiros a mostrar que confiam nos serviços disponibilizados pelo seu governo para o povão. Deveriam como qualquer cidadão comum, enfrentar a fila do SUS e aguardar pacientemente pelo atendimento. 

Alguém poderia dizer: "ah, mas são autoridades e não podem perder tempo. precisam voltar rapidamente às suas funções.". Discordo. A maioria que busca o atendimento médico público, também trabalha, tem compromissos e obrigações. 

Seria até uma forma de sentir na pele a realidade da saúde pública. Lá nos seus discursos, falam como se estivesse tudo uma maravilha. Aliás, pra falar a verdade nunca vi uma autoridade nem do Executivo, nem do Legislativo em fila da saúde pública.  E nem mesmo altos funcionários destes Poderes. Engraçado, né?

E quem será que paga a conta do Sirio-Libanês para nossos queridos governantes cuidarem de sua saúde, hem? Pois tenho certeza que não sairá um único tostão de suas cuecas, quer dizer de seus rechonchudos bolsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.