quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Crianças do Pronoama visitam o Villa Ambiental em São Paulo


Rhoxany Souza

Minas Gerais pode dizer que tem crianças ecológicas. Na última sexta-feira, 16.10, crianças da cidade de Campanha, extremo sul do estado mineiro, visitaram o Villa Ambiental, do Projeto Ambiental Estratégico Criança Ecológica. Os visitantes do estado vizinho a São Paulo são integrantes do Projeto Novo Amanhã – Pronoama, que oferece atividades para crianças carentes nos períodos extra turno escolar. Das 380 crianças atendidas pelo projeto, 34 foram escolhidas para visitar o espaço de educação ambiental da SMA. O critério de escolha foi o comportamento e o bom rendimento escolar.

O passeio começou no inicio da tarde, com a apresentação dos monitores, que explicaram a importância de se cuidar do meio ambiente. Os visitantes mineiros percorreram o “Vá pela Sombra” e o “Circuito das Árvores”, no Parque Villa-Lobos, antes de conhecer os personagens da turma Criança Ecológica e se divertirem com as atividades sobre a preservação do meio ambiente e como salvar o planeta. 


No tunel das sensações as crianças sentiram os efeitos do aquecimento global.

Os educadores do Pronoama prepararam as crianças para a visita antes de virem para São Paulo. Por isso, além de chegarem afiadas para conversar com os monitores sobre os assuntos abordados, elas levaram desenhos do Parque Villa-Lobos, feitos por elas, para darem de presente ao Villa Ambiental.
 
Segundo coordenador do projeto Pronoama, Augusto César, o objetivo da visita foi oferecer às crianças do projeto um conhecimento sobre a questão ambiental de uma maneira pedagógica e que despertasse o interesse da garotada. “Uma mistura de diversão e conhecimento”, resume. “Essa forma infantil e pedagógica de falar com eles permite que eles absorvam o conhecimento”, explica o coordenador, que quer continuar tratando as questões ambientais com as crianças após a visita.
 
Para a assistente social da prefeitura de Campanha e idealizadora da visita ao Villa Ambiental, Márcia Lemos Muller, “essas crianças serão os nossos multiplicadores em um município que tem muitos problemas sócio ambientais”. Márcia espera poder trazer outras crianças da cidade mineira para conhecer o espaço. “Acredito que o resultado vai ser muito positivo para a cidade”, conta.
 


Vinicius Ferreira
 
Mas quem garante mesmo que vai fazer a diferença em Campanha são as próprias crianças. Entre elas está Vinícius Ferreira, de 10 anos, que vai continuar separando o lixo para a reciclagem e cobrar para que os moradores de sua casa façam o mesmo. A pequena Rhoxany Souza, de nove anos, também vai cobrar que a sua mãe use ônibus para ir ao trabalho. E quando questionada sobre o que ela mesma vai fazer para ser uma criança ecológica a resposta rápida foi: “vou andar mais de bicicleta”.
 
Sobre o projeto Pronoama
 
O projeto Pronoama surgiu em 1993, idealizado pelos Irmãos do Sagrado Coração, com a proposta de acolher as crianças carentes e em risco social da cidade de Campanha, Minas Gerais. “Mas acolher não só como abrigar em um espaço físico, mas um acolhimento que desse para eles possibilidades de viver com dignidade” explica Augusto César, coordenador do projeto.
 
As crianças freqüentam o projeto todos os dias da semana nos períodos da manhã ou da tarde, dependendo do horário escolar. Quando chegam, recebem prioritariamente um reforço escolar com acompanhamento de educadores. Depois passam a participar de atividades como curso de pintura, tapeçaria, bordado, judô, capoeira, natação e informática.
 

Observando os pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.