domingo, 18 de setembro de 2011

Suite Habana


Ontem apaguei no sofá. Quando acordei estava passando um filme cubano na TV Brasil. Já estava nas últimas partes. Era tipo um documentário em que ao longo de um dia, vários personagens eram focalizados.

Parecia ser o cotidiano de cubanos comuns em sua capital. Fiquei impressionado com a melancolia em que vivem os havaneses. Minha modesta casa, comparada com a deste sofrido povo, é uma mansão. Havana, ao menos no filme, dá a impressão de uma gigantesca favela. Não só a periferia, mas toda ela.Os carros que circulam, são todos antigos. Creio que desde a época da revolução, a frota nunca foi atualizada. A comida é a base de verduras, ovo e batata cozida. Não vi ninguém comendo um bife. Carne por lá deve ser raridade.

Uma simplicidade assustadora. As pessoas sempre tristes. Até na  hora das refeições um silêncio deprimente. Olhares angustiados como que a procura de algo perdido há muito. 

Mas haviam dois personagens diferentes: um pai e um filho mongolóide de uns 8 anos de idade. O amor entre eles era visível. O garotinho tinha perdido a mãe aos 3 anos e seu pai abandonou a profissão de arquiteto para se dedicar integralmente ao filho. Linda a cumplicidade entre eles. Quantos sorrisos sinceros. Quanta paciência do pai ao cuidar e educar seu pequeno. 

Um país oficialmente ateu, sem a Esperança cristã, só pode espelhar a amargura em seus habitantes. Havana: cidade com belezas naturais, mas desprovida de uma arquitetura que possa trazer um mínimo de alegria, de beleza. Tudo tão cinzento. Tudo tão quadrado, retilíneo, blocos.

No final do filme, aparece o nome, idade, profissão e sonhos (esperança) de cada personagem. Triste, marcante e desolador a descrição de uma velhinha vendedora de rua: setenta e nove anos, vendedora de amendoim. Sonho: não tem. Ou seja: não espera mais nada da vida. Nem para si, nem para os seus. Apenas vive. Até que a morte chegue.

Meu Deus! Será que as pessoas não percebem que nosso Brasil caminha para um "Cubão"? Os primeiros passos já foram dados. Apenas questão de tempo e todos seremos vítimas de um maldito regime comunista. Incrível que a grande massa que elege socialistas e comunistas não se dê conta disso. Pobreza, igualitarismo, ditadura marxista, privação da liberdade, ateísmo, melancolia crônica, atraso, etc. é o que nos espera.

Que a Virgem Maria interceda pelo nosso Brasil. Nossa Senhora Aparecida rogai por nós. Livrai-nos do comunismo, Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.