terça-feira, 13 de maio de 2014

Rio Madeira - tragédia no Acre e Rondônia

Ontem assisti o programa Reporter Record Investigação. O tema era sobre as enchentes do rio Madeira no Acre e Rondônia. Programa jornalístico de primeira qualidade. Fiquei bastante sensibilizado com a tragédia que atinge o norte do nosso país. O que mais causa estupefação é que a mídia não dá ao acontecimento a devida cobertura. São nossos compatriotas a sofrer. Perderam tudo. Não tem como ganhar o pão de cada dia. Cidades inteiras dizimadas. Cobertas pela água e lama. 


O dia a dia das famílias todo desestruturado. Caminhões que levam mantimentos, são obrigados a enfrentar filas enormes para atravessar de balsa. São dias parados na beira da estrada. Quando chegam, os mantimentos dobram de preço. Vira uma bola de neve: preços altíssimos e falta de dinheiro.


A revolta maior é que enquanto brasileiros vivem esta tragédia, nosso governo manda milhões para outros países como Cuba, Venezuela e Uruguai. Nosso governo perdoa dívidas de ditaduras africanas que usam a grana para ostentação, como vimos nos últimos dias. Enquanto nosso povo passa apuros sem tamanho, a Copa do Mundo de Futebol vem aí. Dá nojo ver apresentadores de telejornais arreganhando em sorrisos para noticiar jogos, jogadores e a tão badalada Copa. 


Quanta frieza! Quanta covardia! Dinheiro que poderia minimizar tanto sofrimento, sendo esbanjado com estádios, propaganda, infra-estrutura, premiação de jogadores num evento em que nada vai acrescentar ao desenvolvimento do país ou para o bem comum.



Não apenas os governantes causam-me repulsa, mas também os pré-candidatos à presidência. Estão todos cagando e andando para o que se passa nestes longínqüos e pobres estados.

Programas jornalisticos desperdiçam horas falando de assassinatos, linchamentos, violência, etc. e nada (ou pouquíssimo) se fala do norte brasileiro. Não é que a violencia não deva ser denunciada e noticiada, mas deveriam aproveitar melhor o espaço para mostrar melhor a realidade trágica do outro lado do Brasil. Tragédia natural, tragédia financeira, tragédia política. 

A vida continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.