quarta-feira, 20 de maio de 2015

Carta de Dom Orani Tempesta a Dom Diamantino, entregando Dom Pedro à Diocese da Campanha.

São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ, 20 de maio de 2015.

 Exmo. e Revmo. Senhor
Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM.
DD. Bispo Diocesano da Campanha


   Excelência Reverendíssima,


          Ao se tornar pública no dia de hoje a nomeação de S.E.R. Dom Pedro Cunha Cruz, para ser seu Bispo Coadjutor, na Sé Episcopal da Campanha, quero apresentar-lhe meus vivos cumprimentos e entregar-lhe, como seu primeiro colaborador, este grande Bispo, que como meu bispo auxiliar, desde o momento em que tive a graça de ordená-lo bispo, somente me trouxe alegrias espirituais e demonstrou ser um pastor zeloso, cumpridor de seus deveres episcopais, apascentando o povo de Deus com prudência e generosidade.

         Dom Pedro Cunha será, certamente, aquele que, junto com Vossa Excelência Reverendíssima, servidor do Evangelho, precisamente como Cristo, que veio para servir e não para ser servido (cf. Mt 20,28).

         Recordando os nossos tempos de feliz convivência no Regional Leste 2, quando eu era Administrador Apostólico de Claraval e Vossa Excelência Reverendíssima já o Bispo da Campanha, sempre admirei a sua alegria no exercício do ministério episcopal. O seu brasão: “Servir com alegria” sempre foi vivenciado na sua vida diária, como Bom Pastor que conhece as suas ovelhas, as chama pelo nome e as confirma na caridade.

         A nossa vida, o nosso ministério de pastor próprio de uma Igreja Particular, é feita de serviço, oferecido livremente por cada alma confiada aos nossos cuidados, sem qualquer exceção. Foi o que pude constatar no vosso serviço generoso e altruísta em favor do povo de Deus que peregrina nas terras centenárias da Diocese da Campanha, desde que V. Excia. assumiu o ofício de Bispo Diocesano. O seu ministério tem sido uma expressão especial do anúncio de Jesus Cristo e na oferta de sua própria vida, que renova a cada dia. Ensina o Papa Francisco que “Anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também, belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações” (Evangelii gaudium, 167).

         Excelência, ganha a importante Diocese da Campanha, um dos melhores bispos que a Igreja do Rio de Janeiro gerou para o ministério presbiteral e foi escolhido para o serviço episcopal. Acolha Dom Pedro Cunha como aquele que “chega em nome do Senhor”.

         Desejo-lhe, e a toda a sua Diocese, ao reverendo clero, aos religiosos e os de especial consagração, ao povo fiel desta querida Diocese sul-mineira as melhores e mais especiais bênçãos do céu, sob a invocação da Beata Nhá Chica e dos Servos de Deus Padre Victor e Madre Teresa Margarida, “nossa Mãe”. A Vossa Excelência e ao seu novo bispo Coadjutor a minha perene admiração e as minhas preces para que a sua convivência harmoniosa seja para a salvação das almas, “dado que anunciamos Cristo, e não a nós mesmos, somos chamados a ser um exemplo para o povo de Deus”(cf. 1Pd 5,3).

         De Vossa Excelência Reverendíssima,
         Dev.mo. no Senhor,

Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ.




Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.